EMERJ inaugura Observatório de Pesquisas


clique nas imagens para ampliar

A pesquisa como ampliação do conhecimento. A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro – EMERJ vai além. Referência como uma escola de Direito, a EMERJ tem um novo desafio: um centro de pesquisa, análise e estudo aprofundado para compreensão de realidades, fatos, fenômenos e relações sociais.

Com foco no estudo de três prismas - Gênero, Raça e Etnia; Mídia e Liberdade de Expressão; e Meios Alternativos de Solução de Conflitos -, a EMERJ inaugurará o “Observatório de Pesquisas Bryant Garth”.

O Observatório recebe o nome do jurista americano Bryant Garth, vice-reitor da University California-Irvine School of Law e autor da maior pesquisa sobre o Judiciário no mundo – o projeto Florença.

Na inauguração do Observatório, no dia 28 de agosto, a EMERJ realizará palestra gratuita das 17h às 19h, com o professor norte-americano Bryant Garth, que falará acerca de seus estudos sobre o sistema de Justiça e as novas pesquisas que desenvolve. Bryant Garth prepara uma nova versão da pesquisa mundial sobre obstáculos econômicos, sociais e culturais ao acesso à Justiça, que será publicada em 2020.

Participam também dos painéis de debates, o diretor-geral da EMERJ, desembargador André Gustavo Corrêa de Andrade; o presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos – NUPEMEC, desembargador César Felipe Cury; e a professora Lívia Paiva, membro e pesquisadora do NUPEGRE.

O evento é gratuito e será realizado no auditório Des. Paulo Roberto Leite Ventura, localizado no prédio da EMERJ, na Rua Dom Manuel, 25, 1º andar, Centro. As inscrições podem ser feitas no link: http://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/eventos/eventos2019/inauguracao-do-observatorio-de-pesquisas-bryant-garth.html

Bryant Garth

O projeto Florença envolveu 100 experts de 27 países. As conclusões do projeto foram publicadas em 4 volumes distintos a partir de 1974/1975, sendo a tradução disponibilizada somente em português. O projeto identificou, através de estudos empíricos, três ondas renovatórias do processo civil.


13 de agosto de 2019

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ



Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.