EMERJ homenageia Luiz Roberto Ayoub


clique nas imagens para ampliar

“Homem público que, pela ética e pelo comportamento, é fonte de inspiração para todos nós. Luiz Roberto Ayoub pautou sempre a sua carreira pela probidade e pela honradez. Mas para mim o mais importante é o amigo, mais do que amigo, o irmão, que sempre esteve presente nos momentos marcantes da minha vida. ”A partir dessa declaração, o desembargador André Gustavo Corrêa de Andrade, diretor-geral da EMERJ, abriu o evento “Homenagem ao professor desembargador Luiz Roberto Ayoub”, nesta sexta-feira, 4 de outubro.

O auditório estava lotado de magistrados, outros operadores do Direito, estudantes, familiares e amigos, que aplaudiram de pé.

Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro havia dois anos, Ayoub se aposentou voluntariamente e segue, agora, a carreira de advogado.

Na abertura do evento promovido pela EMERJ, estavam os desembargadores coordenadores do encontro Luciano Rinaldi, presidente do Fórum Permanente de Processo Civil, e Agostinho Teixeira de Almeida Filho, presidente do Fórum Permanente de Direito Empresarial; Ertulei Laureano Matos, presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro; e o professor Paulo Cezar Pinheiro Carneiro. O governador do Estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, também compôs a mesa de honra.

A carreira jurídica e a trajetória acadêmica de Ayoub foi ressaltada por seus admiradores.

“A EMERJ rende hoje uma justa homenagem a um magistrado que considero exemplar, altamente respeitado por seus colegas e pela comunidade jurídica em geral. Quem dera que todos os magistrados tivessem a mesma paixão pelo Direito, essa extraordinária força de trabalho, vasto conhecimento jurídico, conduta moral impecável, coragem e apurado senso de justiça”, destacou o desembargador Luciano Rinaldi.

O advogado e professor Paulo Cezar Pinheiro Carneiro foi o orador do encontro. Ele falou de Luiz Roberto Ayoub como amigo, professor, escritor, magistrado e advogado. “Comprometido com a jurisdição, leal e ético durante toda a sua vida na magistratura, não tenho dúvida, Luiz Roberto Ayoub deu uma contribuição gigantesca para a projeção de excelência do Judiciário fluminense. E como advogado terá o mesmo sucesso e o mesmo reconhecimento que teve na magistratura”, ressaltou.

“Parabéns por todo o seu trabalho. Sou seu aluno e serei sempre seu aluno de Direito Empresarial, que é um tema difícil, em constante mutação. Novos desafios vão surgir e eu tenho certeza que Vossa Excelência terá muito com o que contribuir”, disse o governador Wilson Witzel.

Os ministros Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), e Antonio Saldanha Palheiro, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), enviaram mensagens gravadas em vídeo. Familiares, amigos e colegas de profissão também gravaram depoimentos em vídeo, o que surpreendeu e emocionou Ayoub.

Ao final do evento, o homenageado agradeceu a todos os presentes, citando nomes de vários amigos que estavam no auditório. “Sinto-me vitorioso nessa vida, porque nela conquistei grandes amigos. Sempre há um amanhã. A vida nos dá sempre mais uma oportunidade para fazermos coisas boas e temos que aproveitar cada oportunidade, por isso tenho que ir, mas ficarei aqui torcendo pelo sucesso, hoje e sempre, de cada um de vocês. Hoje é apenas a última vez que vocês me verão na convivência do trabalho, ao menos por agora, mas certamente esse dia é o início de uma vida de convivência de amigos eternos”, disse Ayoub.

A carreira

Mestre em Direito Processual Civil pela Universidade Estácio de Sá, professor da EMERJ e desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro de agosto de 2017 a agosto de 2019. Graduado em Direito e mestre em Direito Processual Civil pela Universidade Estácio de Sá (UNESA); é professor de Processo Civil da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ) e coordenador do Centro de Justiça e Sociedade (CJUS), na mesma instituição de ensino. Também é membro do grupo de trabalho criado pela Portaria 467, de 16 de dezembro de 2016, do Ministério da Fazenda, com a finalidade de estudar, consolidar e propor medidas voltadas ao aprimoramento da Lei de Recuperação Judicial, Extrajudicial e Falência (Lei nº 11.101/2005). Membro do Conselho Nacional de Justiça com experiência na área do Direito Público. Atua principalmente nos seguintes temas: arbitragem, efetividade, processo.

Lançou, em 2016, o livro “Reflexões Sobre o Novo Código de Processo Civil”, pela Editora FGV. Publicou também “Arbitragem e a Efetividade do Processo – Uma Nova Proposta” (2005) e “A Construção Jurisprudencial da Recuperação Judicial de Empresas” (2013), além de uma coletânea sobre Direito Eleitoral.

À Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, o desembargador Ayoub empresta sua expertise ao longo dos anos. É professor da EMERJ desde 2003, ministrando cursos sob temas variados: Técnicas de Sentença, Direito Processual Civil, Direito Constitucional, Teoria Geral do Processo, Recursos e Procedimentos Especiais. Prestou supervisão de atividades, ministrou aulas extras de reforço curricular, atuou como orientador em monografias, foi juiz supervisor de Cursos de Formação Inicial de Magistrados e Coordenador em Cursos de Aperfeiçoamento de Magistrados.


04 de outubro de 2019




Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.