EMERJ e IBDFAM promovem debate sobre alienação parental


clique nas imagens para ampliar

O Fórum Permanente de Direito de Família e Sucessões da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), em parceria com o Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), realizou, nesta quinta-feira, dia 07, o evento “Alienação Parental”, no auditório Desembargador Antônio Carlos Amorim.

Compuseram a mesa de debate a presidente do Fórum, desembargadora Katya Maria Monnerat; o presidente do IBDFAM, Luiz Claudio Magalhães; os advogados Rolf Madaleno e Sérgio Arthur Calmon, membros do IBDFAM; a juíza Vera Lage; e os membros do Fórum: a promotora de Justiça Andrea Amin; a psicóloga e professora Glícia Brazil; a juíza Regina Helena Fábregas Pereira; e o juiz André Correa Vieira Lopes.

Em sua apresentação, a promotora Andrea Amin fez um paralelo entre a Lei da Alienação Parental e as medidas aplicáveis. Ela comentou sobre o evento:

“É importante desmistificarmos algumas coisas sobre alienação parental e mostrar que, independentemente de a lei existir, as medidas ali previstas com muita segurança já existem no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”, disse.

Com a experiência de anos, o advogado Rolf Madaleno falou sobre a existência da alienação parental e comentou sobre uma polêmica envolvendo o tema:

“Como advogado, conheci a alienação parental quando ela ainda não possuía um nome, ou seja, era algo desconhecido, mas os fatos aconteciam. É um problema que sempre foi muito presente, mas, como não era conhecido, não havia soluções. Por exemplo: filhos que eram afastados por uma das partes, e o outro genitor não tinha soluções ou encaminhamentos para conseguir resolver a situação. A Lei da Alienação Parental se tornou algo polêmico, pois dizem que é uma lei contra as mulheres, contra as mães. Existem abusos em várias leis, e falo nisso pois existe um movimento para que seja revogada a Lei da Alienação Parental, como se quisessem voltar ao passado, onde não sabíamos de nada e as crianças continuavam sofrendo”, afirmou.

A revogação da lei também foi citada pelo advogado Sérgio Calmon e pela psicóloga Glícia Brazil. Para o advogado, é um tema de muita importância e que precisa ser debatido:

“Alienação Parental é um tema muito sério, que vem sido debatido no Congresso e, na minha opinião, de forma equivocada. Querem revogar a lei, e isso seria um retrocesso enorme, pois ela trouxe um resguardo para as crianças, de serem respeitadas pelos pais”. E completou: “Um debate como este é importante para falarmos sobre os polos positivos e os negativos. Serve para esclarecermos algumas dúvidas e fomentar novas questões para sempre evoluirmos”.

Já a psicóloga comentou: “Hoje, existe um grande debate sobre a revogação da Lei de Alienação Parental e nós, do Poder Judiciário, entendemos que a lei é útil e importante, pois além do ato de alienação trazido como algo repugnável e cabível de punição por um juiz, o fenômeno existe. A criança sofre com a separação dos pais e, em alguns casos, é usada como objeto de vingança por uma das partes. Precisamos reunir profissionais de diversas áreas para discutirmos e desmistificar sobre esse assunto, pois existe muito mito envolvendo alienação parental”.

O evento marcou a 65ª reunião do Fórum.


8 de novembro de 2019




Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.