Desembargador André Gustavo Corrêa de Andrade toma posse como diretor-geral da EMERJ

clique nas imagens para ampliar

Eleito para o biênio 2019/2020, o desembargador André Gustavo Corrêa de Andrade tomou posse como diretor-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), nesta segunda-feira (04), no Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ).

O novo diretor-geral da EMERJ considera a Escola sua segunda casa: “A Escola da Magistratura faz parte da minha história como magistrado. A minha turma de juízes foi a primeira da Escola. Trabalho na EMERJ como professor, como coordenador e participo de eventos. A EMERJ é a minha segunda casa. Eu estou muito feliz por chegar nesta posição. É uma missão, porque eu acredito que sem o conhecimento, sem a educação, nós não temos como nos desenvolver como pessoa; a sociedade não tem como se aprimorar, se aperfeiçoar. E eu tenho a expectativa de colaborar muito com o aperfeiçoamento no exercício da função jurisdicional nesta posição”.

O novo diretor-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro entrou no plenário acompanhado dos padrinhos, os desembargadores Caetano Ernesto da Fonseca Costa, Luciano Saboia Rinaldi e Ricardo Couto de Castro, para assinar o termo de posse.

O desembargador Caetano, diretor-geral da EMERJ no biênio 2015/2016, disse que a EMERJ tem muito a ganhar com o novo diretor. “Nós ganhamos um homem vinculado às ciências humanas, muito sensível, que, certamente, trabalhará com a magistratura desenvolvendo técnicas de aprendizagem para promover competências vinculadas à efetivação de direitos humanos. É um homem comprometido, sério. O desembargador André vem somar, e muito, a tudo que já foi feito na EMERJ”.

“O desembargador André Gustavo tem qualificação acadêmica, tem história na EMERJ. Sou colega dele na sétima Câmara Cível e testemunho diariamente a qualidade dos votos dele, o conhecimento jurídico profundo que ele tem. É um nome natural para a EMERJ”, disse o desembargador Luciano Rinaldi.

Declarou o desembargador Ricardo Couto que: “O desembargador André possui o conhecimento e as virtudes para não só manter as tradições da EMERJ, como também para aprimorá-la. Desejo-lhe boa sorte, tendo certeza de seu sucesso”.

Durante a cerimônia, o desembargador Claudio de Mello Tavares tomou posse na presidência do TJRJ. Também foram empossados os desembargadores Bernardo Moreira Garcez Neto (corregedor-geral da Justiça) Reinaldo Pinto Alberto Filho (1º vice-presidente), Paulo de Tarso Neves (2º vice-presidente), e Elisabete Filizzola Assunção (3ª vice-presidente).

Entre as autoridades presentes estavam o governador do Estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel; o procurador-geral de Justiça do Município do Rio de Janeiro, Antônio Carlos de Sá, representando o prefeito Marcelo Crivella; e Dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro.

O novo diretor-geral da EMERJ

Filho do desembargador Luiz Antônio de Andrade, primeiro presidente do TJRJ após a fusão do Estado do Rio de Janeiro com a Guanabara, o desembargador André Gustavo Corrêa de Andrade tem 56 anos e é magistrado há 28 anos.

Ex-promotor de Justiça, tomou posse como juiz em 1990 e foi promovido a desembargador em 2007. Professor de Processo Civil no Curso de Pós-Graduação da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o desembargador é autor do livro “Dano Moral e Indenização Punitiva” e organizador do livro “A Constitucionalização do Direito – A Constituição como locus da hermenêutica jurídica”. Tem assento efetivo na 7ª Câmara Cível.

Bacharel em Direito pela Universidade Candido Mendes, mestre e doutor em Direito pela Universidade Estácio de Sá (UNESA), foi aluno da primeira turma de juízes da EMERJ, é professor da Escola desde 1993 e já coordenou diversos cursos de iniciação para magistrados.

Veja a galeria de fotos da solenidade

Veja o vídeo da posse


04 de janeiro de 2019.

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ.



Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.