Curso sobre processo de conhecimento no CPC/2015 tem 50 juízes inscritos

clique nas imagens para ampliar

Na manhã desta sexta-feira, dia 5 de abril, o curso “Processo de conhecimento no CPC/2015. Principais controvérsias” foi iniciado na EMERJ. Com lotação máxima, 50 alunos participam de debates e aprofundam seus conhecimentos sobre a atuação do juiz com o recente Código, o tratamento da petição inicial, regras de honorários advocatícios no NCPC, tratamento jurisprudencial no âmbito do TJRJ e STJ, tutela provisória, ônus da prova, inteligência artificial nos tribunais, entre outros. O professor responsável é o juiz Daniel Vianna Vargas.

“ O curso nos traz a possibilidade de interação com professores de renome nacional e internacional para debater questões do Processo Civil que estão no dia a dia do magistrado fluminense. Tais questionamentos nos desafiam e exigem grande labor científico durante a atividade jurisdicional”, destacou o juiz Daniel Vianna Vargas.

A primeira aula do curso, cujo tema foi “3 anos de vigência do NCPC: A atuação do juiz. Pontos sensíveis”, foi ministrada pelo advogado Luiz Rodrigues Wambier que considerou: “Toda lei nova traz muita perplexidade e nos exige adaptação. Eu sinto que, nestes três anos, o código foi muito bem recebido pela magistratura, apesar de haver pontos sensíveis e de divergência. Não é um código revolucionário, mas traz novos métodos de trabalho para simplificar o processo e reduzir o número de recursos”.

Para Wambier, embora haja pontos sensíveis, eles não são intransponíveis: “Um dos grandes desconfortos causados pelo Código diz respeito à regra de fundamentação das decisões judiciais, que eu atribuo, a uma falta de compreensão do sentido da regra por partes de alguns setores da magistratura”, ponderou.

Os magistrados assistiram aulas sobre os temas “ O tratamento da petição inicial”, com o professor Fredie Didier Jr; “Honorários advocatícios”, com o professor da UERJ Leonardo Schenk; e “Procedimento da tutela provisória”, com a professora Flávia Pereira Hill.

Na segunda-feira (08), as aulas continuarão com os temas “Extinção parcial e extinção prematura”, “Organização para julgamento. Ônus da prova”, “ Obtenção de prova de redes sociais”, “Questões prejudiciais e questões principais. Modificação da demanda” e “Decisão de mérito”.

“O novo CPC trouxe inúmeras inovações em relação à instrução e à distribuição do ônus probatório. Antigamente, o CPC previa a regra estática de divisão de tal ônus. O CPC novo, por sua vez, acolheu o que a doutrina mais moderna vinha defendendo, permitindo-se, agora, ao magistrado a utilização da Teoria da Carga Dinâmica da prova, em que a regra de distribuição do encargo probatório pode ser modificada, quando presentes os requisitos legais”, disse o juiz Eric Scapim, ao falar sobre o tema “Organização para julgamento. Ônus da prova”, que será tratado no próximo dia 8. Sobre o tema “ Obtenção de prova de redes sociais”, o professor Walter Capanema destaca: “Iremos abordar temas inovadores e desafiadores para o Direito, como as provas em ambiente digital e os algoritmos. As redes sociais normalmente são abertas. Não há necessidade de prévia ordem judicial. Assim, podemos ter acesso a um conteúdo e anexá-lo ao processo como prova”. No mesmo dia, os magistrados ainda terão aula com o professor da Universidade de São Paulo (USP) Paulo Henrique dos Santos Lucon, com o defensor público do Rio de Janeiro José Roberto de Mello Porto e com o juiz do TJRJ e professor responsável do curso, Daniel Vianna Vargas.


05 de abril de 2019

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ



Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.