Atualidades do Direito Empresarial reunirá ministros e convidados no próximo dia 23 de agosto


clique nas imagens para ampliar

Os ministros do STJ João Otávio de Noronha, Luis Felipe Salomão e Paulo Dias de Moura Ribeiro; o secretário Especial da Fazenda, Waldery Rodrigues Jr.; e magistrados e membros do Ministério Público do eixo Rio-SP - especialistas no tema - Daniel Cárnio, Eronides Santos, João de Oliveira, Paulo Assed e Maria da Penha Nobre Mauro participarão do I Seminário "A Crise das Empresas – Direito Empresarial em Perspectiva", que será realizado em 23 de agosto, no auditório da Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro. O evento é promovido pelo Instituto dos Magistrados do Brasil e pela Revista Justiça & Cidadania.

O seminário conta com as presenças confirmadas: o conselheiro do CNJ Henrique Almeida Ávila; o presidente do TJRJ, desembargador Claudio de Mello Tavares; os desembargadores Agostinho Teixeira de Almeida Filho, Carlos Santos de Oliveira, Mônica Di Piero; os juízes João de Oliveira Rodrigues Filho, Maria da Penha Nobre Mauro, Daniel Carnio Costa, Paulo Assed Estefan; Alexandre de Carvalho Mesquita, Luiz Alberto Carvalho Alves, Paulo Furtado de Oliveira Filho; o promotor de Justiça de SP Eronides Santos, Ana Teresa Basílio; o vice-presidente da OAB-RJ e o deputado Federal Hugo Leal.

Segundo o desembargador do TJRJ Fábio Dutra e o advogado Bruno Rezende, coordenadores científicos do Seminário, os participantes serão convidados a refletir sobre qual deve ser o papel do Poder Judiciário no sistema de recuperação e falência. Vão debater ainda as alternativas para que a reforma traga segurança jurídica, diminuição dos riscos e otimização do sistema liquidatório falimentar; bem como o pacote de medidas capitaneado pelo deputado federal Hugo Leal para melhorar o ambiente de negócios no país.

Inscrições gratuitas, programação completa e mais informações estão disponíveis em www.institutojc.com.br. Será emitido certificado com 10 horas complementares.

MUDANÇAS E NOVAS PROPOSTAS

O advogado e coordenador cientifico do evento, Bruno Galvao de Rezende, ressalta que é exatamente neste hiato temporal (de crise acentuada e insistente, mas sempre com o horizonte de retomada do “bom ânimo” do mercado), que o mecanismo judicial de auxílio de superação de crise (recuperação judicial) se faz assaz necessário e, sem sombra de dúvida, será cada vez mais utilizado no Brasil. Para o advogado, o processo de liquidação na falência deve ser cada vez mais rápido, objetivo e contundente, a fim de se mostrar como verdadeiro veículo fomentador de um círculo virtuoso de renovação econômica.

"O seminário objetiva contribuir para o aprimoramento do sistema recuperacional e, principalmente, para otimizar o sistema liquidatório falimentar" destaca o advogado.

O advogado Bruno Rezende ressalta que propõe-se que as alterações pontuais da Lei nº11.101/2005 atentem para os princípios: da transparência e ampla publicidade, celeridade e eficiência do processo; do amplo e efetivo tratamento do passivo da empresa e do empresário, considerando o impacto social da crise da empresa; do prestígio à autonomia da vontade privada dos credores, da liberdade contratual e do respeito à disponibilidade de direito privado; da busca da vontade real e soberana dos credores; da desburocratização e da democratização do processo; do fidedigno respeito à boa-fé na busca construtiva de consensos, que acarretem a maior efetividade econômico-financeira e proveito social para os agentes econômicos envolvidos; e, finalmente, da preservação e estímulo do bem-estar social, através da responsabilidade social, corporativa e ambiental.

I Seminário "A Crise das Empresas – Direito Empresarial em Perspectiva" Data: 23 de agosto (sexta-feira) Horário – das 8h30 às 18h Local: Auditório da Emerj (R. Dom Manuel, 25 - 4º andar – Centro) Inscrições gratuitas em www.institutojc.com.br


05 de agosto de 2019

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ



Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.